BTI - Bolonia Testing Instruments
Para completar a descarga, pedimos que faculte a sua direção de correio eletrónico. Os arquivos serão enviados desde o nosso servidor.
Outras formas de se colocar em contacto com Bolonia Testing Instruments.
Monitorização de vibrações

Monitorização de vibrações

A medição de vibrações é o método mais utilizado e com melhor relação custo/ benefício para o diagnóstico da condição geral das máquinas. Há duas normas ISO relativas à análise da condição das máquinas por este método, a mais utilizada ISO 2372 e a mais recente ISO 10816, que vem substituir a anterior.

Contacto

MONITORIZAÇÃO DE VIBRAÇÕES - CARACTERÍSTICAS DA ISO 10816

As medições são feitas em três direção (horizontal, vertical, axial).

A condição da máquina é geralmente diagnosticada com base em medições de vibração de banda larga que retornam um valor de RMS. A ISO 10816 mantém a gama de frequências baixas flexível entre 2 e 10 Hz, dependendo do tipo de máquina. A frequência superior é de 1000 Hz.

A ISO 10816 opera com a magnitude de vibração, o que, dependendo do tipo de máquina, pode ser um valor RMS da velocidade de vibração, a aceleração ou o deslocamento. Se dois ou mais destes parâmetros são medidos,a severidade da vibração é o valor RMS relativo mais elevado. Para certas máquinas, a ISO 10816 também reconhece os valores de pico-a-pico como critérios de condição.

A Norma é composta por várias partes, cada uma dedicada a um tipo de máquina, com tabelas de valores-limite fazendo a distinção entre vibração aceitável (faixa verde), vibração excessiva (faixa amarela), e vibração que irá causar danos se não for reduzida (faixa vermelha).

A ANÁLISE DE VIBRAÇÕES (EVAM)

Evam significa Método Avançado de Análise de Vibrações (Evaluated Vibration Analysis Method). O método gera três conjuntos de dados de condição da máquina:
• Parâmetros de condição, que são valores medidos e calculados que descrevem vários aspetos da vibração da máquina.
• Espectros de vibração onde padrões representativos são encontrados, destacados e avaliados com a ajuda de sintomas de falha predefinidos.
• Códigos de condição específica da máquina (verde, amarelo, vermelho) e valores de condição, com base numa avaliação estatística dos parâmetros de condição e valores dos sintomas.

Para cada ponto de medida, o utilizador pode fazer uma seleção individual e definir o tipo de dados mais adequados para a vigilância de uma máquina em particular. Alternativas incluídas:

• enveloping
• média síncrona no tempo
• alarmes em banda e média dos resultados de medição para alarmes mais fiáveis
• análise de sinais no tempo para avaliação detalhada de vários tipos de sintomas diretamente do sinal em bruto

Leituras aleatórias elevadas causadas por ressonâncias ou outras fontes de interferência são filtradas, minimizando o número de falsos alarmes.

Análise do sinal no tempo

O sinal no tempo é a fonte de todas as avaliações e cálculos de frequências provenientes da máquina. O sinal no tempo é o sinal eléctrico proveniente do transdutor, e dá uma reflete todos os eventos que acontecem na máquina. Ilustra o tempo entre os acontecimentos e a quantidade energia que é gerada a partir do evento. É possível distinguir entre vários defeitos que ocorrem com um mesmo padrão num espectro FFT.

Parâmetros de condição

Os parâmetros de condição são medidos para uma faixa de frequências selecionada. Podem ser activados individualmente e são exibidos em tabelas de resultados de medição ou em gráficos. Os parâmetros de condição disponíveis são:

Parâmetros de condição disponíveis
Os valores de pico e pico-a-pico são mostrados na unidade selecionada para o sinal no tempo.

Análise do espectro com "sintomas"

Para facilitar o reconhecimento de padrões nos espectros, o Evam fornece uma gama de "sintomas de falha" pré-estabelecidos. Estes sintomas funcionam como instruções para destacar uma linha do espectro e mostrar a soma dos valores RMS das linhas como parâmetro do sintoma (que pode ser avaliado ou seguido como uma tendência). A maioria dos sintomas são configurados automaticamente, usando a velocidade de rotação (rpm) como uma variável, mas para outros é necessário alguns dados de entrada, por exemplo o número de pás no rotor. Sintomas adequados e grupos de sintomas podem ser selecionados a partir de um menu no Condmaster quando o ponto de medição é configurado.

Códigos de condição específicos da máquina

No Condmaster, os limites dos alarmes podem ser configurados em todos os parâmetros ativos. Assim que os resultados de medição são recolhidos, um "critério" Evam pode ser criado de forma a comparar novos valores do parâmetro com o valor estatístico principal e é exibido um valor de condição adimensional numa escala de verde - amarelo - vermelho.

Medição de fase

A fase é um atraso no tempo, expresso em graus de rotação. Calculamos o tempo de atraso entre a passagem de um impulso do tacómetro e o pico do componente de interesse da frequência, proveniente do transdutor de vibração, à velocidade de rotação. O valor apresentado é um ângulo relativo, não absoluto, porque não há nenhuma compensação pelo atraso de fase no transdutor ou nos circuitos eletrónicos.

HD Order Tracking

Em máquinas a trabalhar a velocidade variável, a análise de vibração com o "HD Order Tracking" proporciona dados fiáveis e claros mesmo quando a velocidade (RPM) varia muito durante a medição. O Order Tracking é aplicável a uma gama muito ampla de RPM, desde muito poucas a alguns milhares de rotações por minuto.

HD ENVELOPING

O HD Enveloping® é a principal conquista do novo Condmaster 2016 e é um complemento para as técnicas de vibração convencionais, permitindo detectar numa fase muito precoce os problemas que geralmente são difíceis de encontrar em tempo útil com técnicas que não utilizam o envelope, como por exemplo, danos em rolamentos ou em engrenagens.

A unidade de medida é o HD real Peak, um valor escalar expresso em decibéis, que representa os verdadeiros níveis de amplitude encontrados no sinal de envelope. O HD real Peak é o valor a ser usado para determinar a gravidade de um determinado dano. É também usado para desencadear alarmes.

O método utiliza algoritmos para processamento dos sinais digitais de forma a obter dados mais credíveis para fins de construção de uma tendência. Os sinais mascarados pelo ruído da máquina são revelados através do envelope digital de alta definição, extraindo e evidenciando os sinais de interesse a partir da vibração global da máquina, preservando os verdadeiros picos mais altos.

Monitorização de vibrações SPM


ÚLTIMAS NOTÍCIAS E PRODUTOS BTI