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dBm/dBc

dBm/dBc

Durante cerca de 45 anos o método de Análise de Impulsos de Choque (SPM) original tem sido utilizado com muito sucesso para a medição rápida, fácil e fiável da condição de rolamentos. No decorrer da sua vida, os rolamentos geram choques na interface entre os corpos rolantes e as pistas. Estes choques estimulam o transdutor SPM que gera impulsos elétricos proporcionais à sua magnitude.

Contacto

dBm/dBc

Ao contrário de um transdutor de vibração, o transdutor de impulsos de choque responde a um estímulo à sua frequência de ressonância, cuidadosamente ajustada a cerca de 32 kHz, permitindo uma medição calibrada das amplitudes dos impulsos de choque.

Medir dBm / dBc

Os impulsos de choque provenientes do rolamento são enviados através do material e captados pelo transdutor. O transdutor converte os choques em sinais elétricos que são processados para fornecer um valor de relva (carpet value) e um valor de pico (peak value).

O medidor de impulsos de choque contabiliza a taxa de ocorrência (impulsos de choque recebidos por segundo) e varia o ganho até dois níveis de amplitude serem determinados:

• O nível de relva (aproximadamente 200 choques recebidos por segundo. Este nível é apresentado como dBc (decibel carpet value).
• O nível máximo (maior choque de entrada com menos de 2 segundos). Este nível é apresentado como dBm (decibel maximum value).

Recorrendo a um indicador ou auriculares, o operador pode estabelecer um valor de pico, aumentando o ganho até nenhum sinal ser registado.
Devido à larga escala dinâmica, os impulsos de choque são medidos numa escala de decibéis (aumenta 1000 x entre 0 e 60 dB).
A amplitude dos impulsos de choque deve-se a três fatores básicos:

• Velocidade de rotação do rolamento (tamanho do rolamento e rpm)
• Espessura da película de óleo (separação entre as superfícies de metal na interface de rolamento). A película de óleo existente depende da qualidade do lubrificante e do alinhamento e pré-carga do rolamento.
• O estado mecânico das superfícies do rolamento (rugosidade, stress, danos, partículas metálicas soltas).

Dados de entrada

O efeito da velocidade de rotação no sinal é neutralizado fornecendo a rpm e o diâmetro do veio, com precisão razoável. Estes dados fornecem um valor inicial (dBi), que representa o início da escala normalizada.

Avaliação

O valor inicial (dBi) e a gama das três zonas de condição (verde - amarelo - vermelho) foram empiricamente estabelecidos testando rolamentos em condições operacionais variáveis. O valor máximo (dBm) coloca o rolamento na zona de condição. A altura do valor de relva ( dBc carpet value) e o delta (diferença entre dBm e dBc) indicam a qualidade do lubrificante ou problemas na instalação e alinhamento dos rolamentos.

Analisar dBm / dBc (SPM Spectrum ™)

Ao analisar as medições dos impulsos de choque no domínio da frequência, podemos determinar a fonte dos impulsos de choque.

O objetivo do "Espectro SPM" é determinar a fonte dos impulsos de choque de elevada amplitude. Os choques gerados por rolamentos danificados apresentarão, normalmente, um padrão de ocorrência correspondente à frequência de passagem das esferas sobre a pista móvel. Choques de engrenagens danificadas terão padrões diferentes, enquanto choques aleatórios provenientes de fontes de interferência não têm nenhum.

Sinais e medição

O resultado da medição do dBm / dBc é o estado de condição do rolamento, avaliado em verde - amarelo - vermelho. Uma segunda medição produz um registo no tempo que é submetida a uma transformada rápida de Fourier (FFT). O espectro resultante é utilizado principalmente para o reconhecimento de padrões. As amplitudes das linhas dos espectros são influenciados por demasiados fatores para poderem ser indicadores de condição de confiança, por isso toda a avaliação da condição é baseada no dBm no HR.

Dados de entrada

O reconhecimento de padrões exige que os dados de entrada do rolamento e a velocidade de rotação sejam fornecidos com precisão. A velocidade deve ser medida e não pré-definida. As frequências de defeito dos rolamentos são obtidas do catálogo de rolamentos do Condmaster, recorrendo ao número ISO dos rolamentos.

Avaliação

As frequências de defeito dos rolamentos estão predefinidas no Condmaster. Agregar o sintoma "Rolamento" ao ponto de medida permite ao usuário destacar um padrão do rolamento, simplesmente clicando no nome do defeito. Outros sintomas podem ser adicionados, quando apropriado, por exemplo os padrões de frequências de engrenamento. Encontrar uma coincidência clara de um sintoma de rolamento no espectro é prova de que o sinal medido é originário do rolamento.

Medir dBm / dBc
Analisar dBm / dBc (SPM Spectrum ™)


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