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LR / HR

LR/HR

O método LR / HR foi desenvolvido a partir do método dos impulsos de choque original para diagnóstico da condição de rolamentos de corpos rolantes. Permite uma análise de precisão da condição da película de óleo na interface móvel do rolamento e contém modelos de cálculo para encontrar o lubrificante ideal. A lubrificação pobre é a causa da maioria das falhas de rolamentos.

Contacto

LR / HR

Medir LR / HR

O transdutor e o procedimento de medição são os mesmos que para o método dBm / dBc.

Os impulsos de choque do rolamento são enviados através do material e captados pelo transdutor. O transdutor converte os choques em sinais elétricos que são processados para dar um valor tapete e um valor de pico.

O medidor de impulsos de choque conta a taxa de ocorrência (impulsos de choque recebidas por segundo) e varia o ganho até dois níveis de amplitude serem determinados:

• HR = alta taxa de ocorrência, quantificando o shock carpet (aproximadamente 1.000 choques recebidos por segundo).
• LR = baixa taxa de ocorrência, quantificando os impulsos de choque mais intensos (aproximadamente 40 choques recebidos por segundo).

LR e HR são "valores brutos", medidos em dBsv (valor de choque em decibel).

Dados de entrada

O método LR / HR necessita de dados mais precisos sobre o rolamento, porque a geometria, assim como o tamanho e velocidade do roalamento, afetam o "shock carpet", ou valor de relva, e, portanto, a análise da condição da película de óleo nos rolamentos. A rpm é necessária, além de uma definição do tipo e tamanho do rolamento. A melhor forma de introduzir os dados é através do número ISO do rolamento, que remete para o catálogo de rolamentos no Condmaster.

Avaliação

Os valores de relva e de pico, juntamente com a geometria, tamanho e velocidade do rolamento são considerados para dar uma avaliação da lubrificação dos rolamentos e possíveis danos.

Após a medição, o analisador fornece:
• uma descrição geral do estado dos rolamentos (CODE)
• um valor para a condição da película de óleo (LUB)
• um valor para danos na superfície (COND)

LUB = 0 significa que não há presença de lubrificante, o valor aumenta com a espessura da película de óleo. Um valor de COND de cerca de 30 indica tensão na superfície ou danos incipientes, o valor aumenta com o aumento da gravidade da lesão. A avaliação geral é:
CÓDIGO A rolamento em bom estado
CÓDIGO B lubrificação deficiente
CÓDIGO C rolamento seco, o risco de danos
CÓDIGO D Danos

Uma parte do programa - LUBMASTER, usa os valores dos choques, os dados sobre o tipo de lubrificante, a viscosidade, a carga e a temperatura de operação para calcular a expectativa de vida do rolamento sob a condição atual. Também calcula o efeito de mudanças no tipo de óleo ou na viscosidade.

Calibração

A precisão do método LR / HR é aumentada por um fator de calibração (COMP nr.) usado em caso de rolamentos com carga mínima ou pontos de medição de pouca qualidade (em ambos os casos a intensidade do sinal está abaixo do desejável). Com base nos dados do catálogo do rolamento e nas propriedades do lubrificante, o Leonova calcula o nível de choque normal para um rolamento em bom estado e compensa um sinal anormalmente baixo antes de retornar os resultados da avaliação.


Analisar LR / HR (SPM Spectrum ™)

O objetivo do "Espectro SPM" é determinar a fonte dos impulsos de choque de elevada amplitude. Os choques gerados por rolamentos danificados apresentarão, normalmente, um padrão de ocorrência correspondente à frequência de passagem das esferas sobre a pista móvel. Choques de engrenagens danificadas terão padrões diferentes, enquanto choques aleatórios provenientes de fontes de interferência não têm nenhum.

Ao analisar as medições dos impulsos de choque no domínio da frequência, podemos determinar a fonte dos impulsos de choque.

Sinais e medição

O resultado da medição do LR / HR é o estado de condição do rolamento, avaliado em verde - amarelo - vermelho. Uma segunda medição produz um registo no tempo que é submetida a uma transformada rápida de Fourier (FFT). O espectro resultante é utilizado principalmente para o reconhecimento de padrões. As amplitudes das linhas dos espectros são influenciados por demasiados fatores para poderem ser indicadores de condição de confiança, por isso toda a avaliação da condição é baseada no dBm no HR.

Uma das unidades de amplitude num espectro SPM é a SD (distribuição de choque), em que cada espectro é dimensionado de modo a que o valor total RMS de todas as linhas de espectro = 100 SD = ao valor RMS do registo no tempo. A alternativa é a SL (nível de choque), o valor RMS da componente de frequência em decibel. Os níveis de alarme são definidas manualmente para cada sintoma mostrar resultados avaliados em verde - amarelo - vermelho. Diversos tipos de espectros podem ser produzidos. A configuração recomendada é um espectro com uma resolução de pelo menos 0,25 Hz, i. e. 3200 linhas de mais de 500 Hz, só guardando os picos.

Dados de entrada

O reconhecimento de padrões exige que os dados de entrada do rolamento e a velocidade de rotação sejam fornecidos com precisão. A velocidade deve ser medida e não pré-definida. As frequências de defeito dos rolamentos são obtidas do catálogo de rolamentos do Condmaster, recorrendo ao número ISO dos rolamentos.

Avaliação

As frequências de defeito dos rolamentos estão predefinidas no Condmaster. Agregar o sintoma "Rolamento" ao ponto de medida permite ao usuário destacar um padrão do rolamento, simplesmente clicando no nome do defeito. Outros sintomas podem ser adicionados, quando apropriado, por exemplo os padrões de frequências de engrenamento. Encontrar uma coincidência clara de um sintoma de rolamento no espectro é prova de que o sinal medido é originário do rolamento.

Analisar LR / HR (SPM Spectrum ™)


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