A tecnologia LED incorporada no sistema SpeedyLight permite aos empreiteiros realizar processos de cura a velocidades que variam de 0,3 ma 1,3 m/min, reduzindo significativamente os tempos em comparação com os métodos tradicionais baseados em água quente ou vapor. Em trechos de 7 a 8 m de comprimento a tecnologia é até 5 vezes mais rápida. O sistema SpeedyLight UV LED melhora a produtividade na renovação de tubos (CIPP).
O sistema ajusta de forma inteligente a velocidade de cura, adaptando-a ao parâmetro mais relevante da obra: o diâmetro da seção. O cálculo da velocidade máxima é função da área efetiva de cura: quanto maior for esta área superficial, menor será a densidade de potência por unidade de área superficial a ser curada, sendo portanto necessário ajustar a velocidade para garantir a cura correta do a manga impregnada.
Na reabilitação de ligações e verticais, um dos diâmetros mais frequentes é o DN150 (50%), seguido do DN100 (20%) e do DN200 em 15% das instalações. Os diâmetros menos comuns são DN125 (10%) e DN250 (5%).
O sistema SpeedyLight foi especialmente projetado para ser portátil e leve. Seu design inteligente permite fácil movimentação e acesso ao local de trabalho. O peso total do equipamento incluindo fonte de alimentação é inferior a 70 kg. Equipado com rodas, o equipamento pode ser posicionado praticamente em qualquer ponto.
Um conjunto de LEDs irradia radiação UV na capa de feltro impregnada, excitando componentes específicos da resina que iniciam uma reação exotérmica que resulta na cura de toda a espessura da capa. Esses componentes especiais são calibrados para funcionar no comprimento de onda de 400 nm. O espectro de radiação emitido pelos componentes em estado sólido garante alta eficiência no processo de cura. Os componentes LED que fazem parte da cabeça de polimerização não contêm chumbo e estão em conformidade com os regulamentos RoHS atuais.
O diâmetro da cabeça de polimerização é de 60 mm e está disponível em dois comprimentos: 88 mm e 120 mm. Isto permite que a unidade de cura passe cotovelos de 90º e 45º, mesmo em perfis DN100. Existem versões especiais projetadas para aplicações nas quais é necessário o acesso a seções com diâmetros a partir de DN70. O fio guia semirrígido de 20 mm de diâmetro permite que a cabeça seja posicionada ao longo do tubo e até o ponto final de início do processo de cura.
O sistema SpeedyLight UV LED foi projetado para ser usado tanto em tubos horizontais quanto em calhas. No caso de redes horizontais, trata-se frequentemente de ligações que servem edifícios ao colector principal, em troços de DN100 a DN250. Este sistema é também aplicável no caso de renovação de calhas em edifícios, nos casos em que a integridade estrutural e o funcionamento hidráulico devem ser garantidos. Esta tecnologia permite curar a calha de um edifício de 5 andares em menos de 15 minutos, minimizando os transtornos que a obra causa aos proprietários.
SpeedyLight UV LED protege o meio ambiente de diversas maneiras. Em primeiro lugar, requer menor consumo de energia para curar cada metro de mangueira e, em segundo lugar, utiliza uma resina isenta de estireno e aminas, sem qualquer odor.
O sistema não altera a forma como os profissionais trabalham, simplesmente a torna mais eficiente.
Primeiro, a manga é impregnada com ferramentas tradicionais de reabilitação: mesas de imprecação, elétricas e manuais, rolos, etc. A seguir, a luva é colocada dentro do tubo a ser renovado por meio de um tambor de inversão com ar pressurizado. O uso de um pré-liner é recomendado na maioria dos casos. Finalmente, o sistema SpeedyLight UV LED é usado para curar a manga impregnada.
A reabilitação pode ser feita a partir de uma extremidade do tubo.
Também é possível trabalhar com manga aberta. Nas situações onde o segundo poço não existe ou está inacessível, todo o processo de inversão e cura pode ser realizado a partir de uma extremidade do vão, utilizando luva de calibração transparente a UV. Esta propriedade é essencial para que a radiação UV passe através da manga sem dificuldade e garanta que a manga cure adequadamente.
Feltro de poliéster impregnado com resina de éster vinílico sem estireno.
O sistema SEWERTRONICS™ consiste em um feltro de fibras sintéticas de poliéster (SF), impregnado com uma resina de éster vinílico (VE) isenta de estireno. A manga é revestida internamente com uma fina camada de poliuretano, conferindo ao material a flexibilidade necessária para um investimento confortável dentro do conduíte a ser renovado. Ao mesmo tempo, a referida camada de poliuretano permite a passagem da radiação UV gerada pela cabeça do LED, garantindo a correta cura da manga.
A manga pode ser impregnada tanto na obra como nas instalações do cliente. Você só precisará de uma mesa de impregnação de tamanho adequado ao diâmetro da manga a ser impregnada. A resina é fornecida já preparada, não sendo necessário misturar dois componentes, evitando erros de dosagem. A química da resina incorpora componentes especiais que otimizam a resina para o comprimento de onda de cura do sistema SpeedyLight UV LED.
SEWERTRONICS™ oferece serviços de pré-impregnação, para que o cliente receba a manga diretamente no local pronta para impregnar e curar.
Sensor CCD com lentes de grande abertura.
A cabeça de polimerização incorpora um sensor CCD com lentes de grande abertura em combinação com um campo de visão de 170º e iluminação LED de 3000 mW, conjunto que fornece imagens nítidas do processo de polimerização. Desta forma, o operador tem visibilidade contínua da qualidade do trabalho realizado, antecipando possíveis anomalias e verificando o resultado do processo de cura. Esta câmera não foi projetada para substituir o sistema robótico de CFTV, é uma câmera de monitoramento de processo e garantia de qualidade.
Permite o acesso da cabeça de polimerização à condução
A configuração básica do equipamento incorpora uma peça em Y para conectar o tambor reverso e o tubo a ser renovado, proporcionando acesso adequado à cabeça de polimerização dentro da seção pressurizada. Várias vedações plásticas garantem a presença muito controlada de perdas de pressão.
O comprimento padrão é de 50 m, embora seja possível chegar a 70 m com o guincho adequado.
O sistema SpeedyLight UV LED está disponível em dois comprimentos: 50 m e 70 m. O comprimento padrão é de 50 m, geralmente suficiente para a maioria dos trabalhos. O equipamento de cura SpeedyLight UV LED é mais eficiente quanto menor o comprimento de cura, pois a diferença com o tempo necessário para curar com água quente ou vapor é maior. As técnicas tradicionais requerem tempos de duração de 2 a 4 horas, enquanto a tecnologia LED permite que este processo seja acelerado e reduzido a alguns minutos. O tempo de cura é portanto proporcional ao comprimento da conduta a renovar. As velocidades de cura variam de 0,3 m a 1,3 m/min.
Mais informações em www.sewertronics.es