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Monitorização de Impulsos de Choque

SPM HD

O método SPM HD é fruto do desenvolvimento do Método dos Impulsos de Choque (SPM) utilizado no diagnóstico fácil e fiável das condições de trabalho de rolamentos de corpos rolantes. Através da tecnologia digital avançada e da frequência de amostragem baseada na velocidade de rotação, este método é particularmente eficaz em sistemas de baixa rotação. Sofisticados algoritmos matemáticos contribuem para um decréscimo da sensibilidade do sistema a interferências de outras fontes.

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MONITORIZAÇÃO DE IMPULSOS DE CHOQUE - SPM

O sinal de elevada qualidade e a conversão de 24 bites A/D proporciona um nível de resolução e detalhe excecionais em espectros e sinais no tempo. O sinal no tempo torna-se de fácil interpretação, permitindo uma eficaz identificação do tipo e intensidade do sintoma.
No decorrer da sua vida, os rolamentos geram choques na interface entre os corpos rolantes e as pistas. Estes choques estimulam o transdutor SPM que gera impulsos elétricos proporcionais à sua magnitude. Ao contrário de um transdutor de vibração, o transdutor de impulsos de choque responde a um estímulo à sua frequência de ressonância, cuidadosamente ajustada a cerca de 32 kHz, permitindo uma medição calibrada das amplitudes dos impulsos de choque.

A amplitude dos impulsos de choque deve-se a três fatores básicos:

• Velocidade de rotação do rolamento (tamanho do rolamento e rpm)
a película de óleo (separação entre as superfícies de metal na interface de rolamento). A película de óleo existente depende da qualidade do lubrificante e do alinhamento e pré-carga do rolamento.
• O estado mecânico das superfícies do rolamento (rugosidade, stress, danos, partículas metálicas soltas).

SPM HD


Dados de entrada:

Os efeitos da velocidade de rotação no sinal são neutralizados inserindo, com precisão razoável, a velocidade de rotação e o diâmetro do veio como dados de entrada. Isto define um valor inicial (HDI), o início da escala de condição "normalizada".

Dados de saída:

O método SPM HD produz 4 tipos diferentes de resultados:

• HDm
É um valor escalar expresso em decibéis e representa os impulsos de choque mais elevados registados durante 1 ciclo de medição. É o valor principal a ser usada para determinar a severidade de um dano num rolamento e é também utilizado para desencadear alarmes.
• HDc
É um valor escalar expresso em decibéis e representa a amplitude correspondente a 200 choques por segundo, durante um ciclo de medição. É utilizado para determinar o nível de lubrificação do rolamento.
• Sinal HD no tempo
Extremamente útil para localizar possíveis danos nos rolamentos. Em muitos dos casos também permite determinar a natureza dos danos (fragmentação da pista interna ou fenda única, por exemplo). O sinal HD no tempo é resultado do desenvolvimento de algoritmos onde os choques ilustrativos de sintomas são evidenciados e os sinais aleatórios são desprezados.
• Espectro SPM HD
O Espectro SPM HD é o resultado do desenvolvimento de algoritmos complexos para a aplicação das Transformadas de Fourier ao Sinal HD no tempo. O Espectro SPM HD é utilizado para determinar a localização dos danos nos rolamentos. É também útil para a observação de tendências.

Avaliação

O valor inicial (HDI) e a escala das três zonas de condição (verde - amarelo - vermelho) foram empiricamente estabelecidos testando rolamentos em condições operacionais variáveis. O valor máximo coloca o rolamento na zona de condição. A altura do valor de relva (carpet value) e o delta (diferença entre HDM e HDC) indicam a qualidade do lubrificante ou problemas na instalação dos rolamentos e alinhamentos.

HD Order Tracking

Em máquinas que trabalham a velocidades de rotação muito variáveis, a análise com o Order Tracking de Alta Definição produz resultados de medida claros e fiáveis, mesmo quando a velocidade varia durante a medição. O Order Tracking é aplicável a uma gama muito alargada de velocidades, desde 1 até milhares de rotações por minuto.

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